8 de abril em Santiago de Compostela e 9 de abril em Vigo; as pessoas que participarem poderão ouvir as dramaturgas Patrícia Portela e Lina Pérez.

Instituto Camões, Consello da Cultura Galega e escola ESAD desenvolvem “Dramaturgias itinerantes”, cujo objetivo é fazer a ponte entre a escrita teatral galega e portuguesa para fomentar, através do diálogo cénico, um melhor conhecimento mútuo

A atividade contará com a participação do alunos da ESAD e do Grupo de Teatro Amador do Camões – Centro Cultural Português em Vigo, “Eu.Experimento” (www.euexperimento.com).

Não percam a ocasião de debater com as duas escritoras.

Inscrições no site da CCG nesta ligação

Fernando Rosas estará em Compostela no mês de abril

Sexta-feira, 29 de Março de 2019

Conferências e lançamento de livro serão dias 1 e 3 de Abril

Na próxima semana, o Professor Fernando Rosas, da universidade Nova de Lisboa, estará em Santiago de Compostela para o lançamento do livro: “Salazar e os Fascismos”.

Programa:
Dia 1 de abril, às 19h, Paraninfo da Universidade (Faculdade de Geografia e História) – REVOLUÇÃO E TRANSIÇÃO. O FIM DAS DITADURAS IBÉRICAS 
 

Dia 3 de abril, às 9h, Sala de Graus, Faculdade de filologia – AULA ABERTA, CULTURA PORTUGUESA ” O 25 DE ABRIL, AOS OLHOS DO MILITANTE, ONTEM, E O HISTORIADOR, HOJE” 

Dia 3 de abril, às 20h, Livraria Couceiro, Santiago de Compostela,  – LANÇAMENTO DO LIVRO “SALAZAR E OS FASCISMOS” (COM O AUTOR, FERNANDO ROSAS)

USC – Mesa redonda sobre literaturas lusófonas

Segunda-feira, 25 de Março de 2019
Universidade de Compostela organiza Mesa-redonda


O Camões – Centro Cultural Português em Vigo, em colaboração com o Núcleo de Professoras/es de Português da Faculdade de Filologia da Universidade de Santiago de Compostela, o Instituto Galego de Análise e Documentação Internacional que este ano tem o seu Congresso “Galiza e a Lusofonia perante os desafios globais” e com o “XX Salón do Libro Infantil e Xuvenil de Pontevedra”, que este ano é dedicado às culturas lusófonas, organiza uma Mesa-Redonda a ter lugar na Faculdade de Filologia da Universidade de Santiago de Compostela, Sala de Graus, dia 29 de março, pelas 12h e cujo tema serão as literaturas de língua portuguesa. Para enriquecer o debate, moderado pelo Professor Doutor Carlos Quiroga, também escritor, participarão os seguintes autores lusófonos:

Brasil – Marina Colasanti, Roger Mello e Volnei Canonica;
Cabo-Verde – Germano Almeida
Timor-Leste – Luís Cardoso;

Congresso do IGADI a abraçar Lusofonia

Sexta-feira, 15 de Março de 2019

IGADI avança com congresso “Galiza e a Lusofonia perante os desafios globais”

Em 27 e 28 de março, em Pontevedra, está agendado o III Congresso do IGADI, desta vez virado para o relacionamento lusófono da Galiza; em palavras da organização: O Congresso quer ser um foro de debate cívico e académico acerca da participação da Galiza neste espaço internacional no contexto do quinto aniversário da aprovação da Lei Paz-Andrade.

Data limite para a inscrição: 26 de março

Podem descarregar o programa completo em português.

Instituto Galego de Análise e Documentação Internacional (IGADI) é uma entidade independente que tem por objetivos refletir sobre a sociedade internacional contemporânea, e promover uma maior inserção da Galiza no mundo.

Notícia no sítio web do IGADI
http://www.igadi.org/web/noticias/aberta-a-inscricion-para-o-iii-congreso-de-estudos-internacionais-galicia-e-a-lusofonia-diante-dos-desafios-globais-27



Boletim

Terça-feira, 05 de Fevereiro de 2019