Santiago de Compostela, janeiro 2013, por Helena Queirós

As aulas de Sistemas Operativos em Redes são dadas em Português pelo professor da disciplina, Marcos Vence. Procura-se que os alunos de Ciclo Médio participem o mais possível nessa língua, o que se reflete na avaliação. É também uma língua de resposta possível nos exames e relatórios.

A língua escolhida para tal ação é o Português, por ser um idioma próximo, de rápida aquisição, utilizado num país vizinho, o que aumenta as possibilidades colaborativas quer com o mesmo quer com o Brasil, mercado em alta para as TIC galegas.

A coordenadora da secção bilingue é a professora Dolores Díaz. Neste ano letivo 2012-2013, o IES San Clemente conta com a presença de uma auxiliar de conversa portuguesa, Helena Queirós, o que permite desenvolver as competências dos alunos nesse idioma. Entre outras atividades, a auxiliar dá uma aula completa de Português por semana, fazendo questão na linguagem técnica, e está presente nas aulas bilingues, dando o seu contributo com intervenções pontuais de caráter linguístico ou cultural e fazendo assessoria linguística ou de tradução (frequentemente técnica).

Por outro lado, participa em todos os projetos e ações do módulo bilingue, nomeadamente dois projetos eTwinning em curso: ZONA VET 0+1 e FCT Santiago de Compostela Lisboa. Este último prevê a realização da FCT (Formación en Centros de Trabajo), em Portugal, no âmbito do programa Leonardo da Vinci.

A aluna Lara Vázquez foi a primeira aluna a realizar a sua FCT, em Portugal, Lisboa, na empresa Teleperformance. Na primavera de 2013, mais três alunos vão também fazê-la em Lisboa. As grandes vantagens são o alargamento de perspetivas de trabalho, a aquisição de uma experiência internacional, a melhora das competências linguísticas em Português e a abertura das portas da Lusofonia.

No final do ano letivo, os alunos com aproveitamento positivo receberão uma credencial oficial de participação na secção bilingue, que fará parte do seu historial académico.