Notícias

A DPG aceite na CPLP

No 25 aniversário da Comunidade de Países de Língua Portuguesa a nossa associação foi aceite como observadora consultiva no seio da CPLP. Conclui assim o trabalho de tramitação do nosso pedido de adesão iniciado há mais de dois anos e continuado pela atual direção. É para nós um grande dia para celebrar!

A entrada da nossa associação neste organismo internacional é uma notícia que nos deixa muito felizes pelo que significa ao reconhecimento do nosso labor em defesa do ensino profissional da língua portuguesa na Galiza mas também pelas novas portas que se abrem para continuar a alargar os espaços de aprendizagem, debate e promoção do português como língua global.

A DPG somos uma associação que promove o alargamento do ensino da língua portuguesa a todos os centros e modalidades de ensino da Galiza assim como a formação didática continuada dos docentes ou campanhas específicas de promoção da matéria entre outras propostas de atuação encaminhadas a fomentar o ensino de qualidade em português.

Queremos agradecer a todas as pessoas que nos têm recebido e apoiado, às docentes da associação que se comprometeram às viagens, reuniões e elaboração de documentação e também ao apoio e conselho de entidades como a Academia Galega da Língua Portuguesa assim como às embaixadas dos diferentes países que nos receberam, onde pudemos expor o nosso trabalho e onde nos encorajaram a continuar com o processo.

Nesta mesma conferência foi aprovada também a entrada da Espanha como observadora associada, isto ligado à Lei Paz Andrade faz com que a promoção do português no nosso âmbito de atuação conte com cada vez mais razões de peso para ser implementada como língua do máximo interesse. O português hoje na Galiza está de parabéns!

Outras entidades galegas que já fazem parte da CPLP são o Consello da Cultura Galega e a Academia Galega da Língua Portuguesa

Nós só podemos concluir com um grande Obrigadas!