Mais um ano, na passada 2ª feira dia 18 de dezembro de 2023, a DPG reuniu-se no Parlamento Galego com os três grupos parlamentares galegos para tratarmos conjuntamente das hipóteses presentes e da necessidade estratégica do avanço do ensino da língua portuguesa na Galiza.
As nossas propostas sobre a necessidade de o governo assegurar a provisão de vagas docentes e as diferentes possibilidades para alargarem a oferta em mais centros foram muito bem recebidas.
Não podemos mais do que agradecer a receção e disponibilidade de Noa Díaz pelo PSOE, Mercedes Queixas pelo BNG e José Luís Ferro e Carlos Gómez Salgado pelo PP pelo seu tempo e a atenção dispensada.
Estivemos também com a AGLP (Academia Galega da Língua Portuguesa) como entidade amiga e parceira no intuito de concretizarmos políticas que permitam o avanço da língua portuguesa no ensino galego e, também, noutros campos da sociedade galega.
A Docentes de Português e a AGLP fazemos parte da Comissão Temática de Difusão da Língua Portuguesa da CPLP e do Observatório da Lusofonia Paz-Andrade dependente do governo galego, tendo trabalhado na última década de mãos dadas na elaboração de propostas concretas para o desenvolvimento da Paz-Andrade