Notícias

Antologia de Autores Lusófonos

A DPG está a trabalhar, atendendo à petição do Itamaraty através da Embaixada do Brasil em Madrid, na elaboração de uma antologia de textos literários em português para uso didático. A publicação incluirá textos de épocas diversas e pertencentes aos diferentes países lusófonos.

A DPG recebeu recentemente o convite do Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores do Brasil), através da Embaixada do Brasil em Madrid, para a elaboração de um projeto literário muito interessante orientado ao uso em sala de aula.

O projeto resultará na publicação de uma antologia de textos das diferentes literaturas nacionais em língua portuguesa, de modo que possam vir a ser conhecidos e trabalhados nas aulas de português na Galiza — e não só.

O livro será distribuído gratuitamente às escolas e disponibilizado em aberto para o seu uso educativo livre.

Está previsto que o volume seja publicado na primeira metade do próximo ano de 2022. Pretende-se que seja um recurso ameno, enriquecedor e versátil capaz de servir a diferentes níveis e tipologias de ensino, e para tal incluirá sugestões que facilitem a adaptação dos materiais pelos docentes.

O principal intuito da obra é o de dar a conhecer uma amostra representativa da riqueza da produção literária em língua portuguesa nos países em que tem criado raízes, da Idade Média à contemporaneidade.