Não só nos centros de secundária são realizadas atividades extraescolares, complementares e outros projetos que motivam e melhoram o processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa, também nos centros com outro tipo de formações como a crescente e diversa fromação profissional fazem coisas muito interessantes.
Exemplo disso são atividades como as realizadas ao longo do ano 2023/24 no CIFP Portovello de Ourense, onde através da recém estreada denominação e catologação de ‘centro plurilingue’ levaram a termo no ciclo de ‘Serviços sociculturais e de atenção à comunidade’ várias atividades como podemos ver no seu perfil de Instagram.
As atividades realizadas relativas à língua portuguesa, veicular nalgumas matérias, foram:
- a realização dum OPS! – oficina d’O português Simples
- uma mobilidade internacional a Porto – Atividade formativa sobre o Movimento de Vida Independente em Portugal
- o cantar as Janeiras por todas as aulas do centro
- visita do grupo de alunado a Ponte de Lima (atividade que teve conteúdo curricular porque visitaram um centro de dia e lar de idosos, o Museo do Brinquedo Português e o Festival Internacional de Jardins)
No IES San Clemente também têm feito muitas atividades ao longo do ano além da do quinquagésimo aniversário do 25 de abril que já relatamos noutra notícia.
Algumas delas enquandram-se no projeto eTwinning Um Tripé para o meu e-book 3, que desenvolveram junto com duas escolas de Portugal; como a realização de leituras no CEIP Raíña Fabiola; outra foi a Visita do CESGA (Centro de Supercomputación de Galicia), visita que depois relataram no seu podcast Lusomicrofonia.
No 28 de fevereiro de 2024, estudantes do IES San Clemente visitaram a cidade de Braga e o AE Carlos Amarante que também fez parte do Projeto eTwinning Um Tripé para o meu e-book 3.
E no 22 de abril a turma do ciclo plurilingue em português de 1ASIR visitou a cidade de Viana do Castelo e mais concretamente a escola de ensino profissional ETAP, que é parceira do IES San Clemente em projetos eTwinning e Erasmus+ desde há já oito anos. podem ver a notícia completa e fotos aqui.
Que maravilha de centros profissionais com atividades tão cativantes!