Notícias

Campanha em Verim para EOI oferecer português

A DPG soma-se à campanha de abaixo-assinados para a EOI de Verim oferecer no ano próximo aulas de português. A petição coletiva, lançada em princípios de março por pessoas interessadas em se inscrever em português na Escola Oficial de Idiomas de Verim foi logo apoiada por entidades como a DPG que vêm reclamando o alargamento a todas as secções de EOI dos estudos de português. A vila, raiana com Portugal, é parte duma das eurocidades galego-portuguesas, a Eurocidade Verim-Chaves.

Segundo os peticionários argumentaram há numerosas razões para oferecer para já a matéria também na EOI de Verim, são as seguintes:

  • Vivemos numa vila fronteiriça com Portugal, na mesma raia, com uma grande relação económica e cultural entre os dois países.
  • Suportamos em Verim um número cada vez maior de imigrantes de origem portuguesa e brasileira. 
  • Temos o galego, o nosso idioma materno, que tem muitas similitudes com o português, tanto na sonoridade como gramaticalmente, o que facilitaria enormemente a sua aprendizagem, tal como reflete a LEI 1/2014, de 24 de março, para o aproveitamento da língua portuguesa e vínculos com a Lusofonia na sua exposição de motivos.
  • Possuímos as relações sociais, laborais, comerciais, lúdicas, culturais, etc, mais estreitas entre os dois países de toda a Península Ibérica, por colaboração, intercâmbios e interesse tal como define a LEI 1/2014, de 24 de março, para o aproveitamento da língua portuguesa e vínculos com a Lusofonia quando diz: «Portanto, para a melhoria do desenvolvimento social, económico e cultural galego, as autoridades devem promover todas quantas medidas sejam possíveis para melhor valorizar esta vantagem histórica.»
  • Contamos com uma entidade única formada pela Câmara Municipal de Chaves e de Verim para atingir fins comuns a nível Europeu, a EUROCIDADE, que conta inclusive com um serviço de transporte próprio e gratuito para assistir a eventos culturais e comerciais ou mesmo a mercados locais, a cada lado da raia.
  • Temos ainda também definido na LEI 1/2014, de 24 de março, para o aproveitamento da língua portuguesa e vínculos com a Lusofonia, que: «os poderes públicos galegos promoverão o conhecimento da língua portuguesa pelo carácter estratégico que para a Galiza têm as relações económicas e sociais no marco da Euro-Região Galiza-Norte de Portugal.»
  • Sabemos que estudar português proporcionará à população de Verim uma competência linguística e cultural, fundamental para a melhora das relações económicas e comerciais a ambos lados da raia. E o compromisso da LEI 1/2014, de 24 de março, para o aproveitamento da língua portuguesa e vínculos com a Lusofonia, é claro neste sentido: «O Governo galego incorporará progressivamente a aprendizagem da língua portuguesa no âmbito das competências em línguas estrangeiras nos centros de ensino da Comunidade Autónoma da Galiza.»  
  • Consideramos que a população da Eurocidade Chaves-Verim deveria ter as mesmas oportunidades que a EUROCIDADE Valença-Tui onde já têm a possibilidade de estudarem português na Extensão de Tui da EOI de Vigo desde há muitos anos. 
  • Verificamos que o interesse da cidadania de Verim pelo conhecimento do português é cada dia maior.
  • Conferimos também que a sede da EOI de Verim não está passando por um bom momento e a oferta de Português dar-lhe-ia um pulo importante pelo interesse que suscita o estudo dessa língua.
  • Entendemos também que se pode estender este oferecimento ao abrigo da LEI 1/2014, de 24 de março, para o aproveitamento da língua portuguesa e vínculos com a Lusofonia, às diferentes escolas secundárias periféricas onde há a possibilidade do estudo de outras línguas estrangeiras como primeira ou segunda língua podendo ser esta o português também.


Os promotores da iniciativa já contactaram com a DPG que decidiu apoiar como própria a campanha, lançando um apelo em change.org que podemos consultar e apoiar assinando nesta ligação

Se estiver interessado em apoiar a recolha de abaixo-assinados em formato papel pode também contribuir contactando com a DPG em info[@]dpgaliza.org

Rádio Galega Notícias: Associação de Docentes de Português na Galiza pede assinaturas EOI de Verín oferecer português