Notícias

Estudantes de português do IES do Barral (Ponteareas) visitaram Ponte de Lima

“De Faro a Fisterra: o caminho português” o estudantado de 4º desenvolve durante o curso 21-22 um projecto relacionado com o Caminho de Santiago português.

Os alunos e as alunas de 4º da ESO que cursam a matéria de Segunda Língua Estrangeira: português fizeram uma saída pedagógica a Ponte de Lima. Dentro do Contrato Programa EDUexcelencia da Conselharia de Educação, que leva por título “De Faro a Fisterra: o caminho português” o estudantado de 4º desenvolve durante o curso 21-22 um projecto relacionado com o Caminho de Santiago português, onde ao mesmo tempo que aprendem conteúdos linguísticos e culturais vão percorrendo virtualmente as diferentes localidades pelas que transcorre o Caminho a Santiago de Compostela.

Desta vez este grupo de estudantes teve a oportunidade de fazer um trecho deste caminho em primeira pessoa. Junto com o Departamento de Educação Física, as professoras prepararam esta saída onde se combinou a atividade física com a imersão linguística.

A jornada começou com uma caminhada de 10 km pela senda da Ecovia das Lagoas de Bertiandos, atravessada pelo caminho de Santiago, onde, na companhia de uma guia local, puderam desfrutar de uma paisagem protegida pelo seu elevado valor natural. Mais tarde visitaram as instalações da esquadra dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, onde tiveram ocasião de fazer uma visita guiada com dois destes bombeiros e conhecer esta forma original de organização social caraterística de Portugal. Aqui viram como a preparação física é fundamental para o desempenho de determinadas profissões e conheceram as condições para desenvolver este trabalho. Aproveitamos a nossa presença ali para comer no próprio bar dos Bombeiros enquanto soavam alarmes de incêndios, telefonemas de emergências ou saídas de ambulâncias para acidentes.

Já na parte da tarde tocou mollhar-se! Em colaboração com o Clube Náutico de Ponte de Lima fizeram uma saída em kayak pelo Rio Lima onde tiveram a oportunidade de fazer uma divertida convivência com o seu grupo, fazer jogos de coesão grupal e sobretudo rir muito e passá-lo muito bem!

A experiência foi muito enriquecedora tanto para as professoras como para o estudantado em geral, depois de tantos meses sem poderem sair da aula por culpa da pandemia finalmente puderam fazer uma atividade ao ar livre, onde se junta a diversão com a aprendizagem!

Por Teresa Carro (docente de português do IES do Barral)