Por Elisabete Ares Licer
- O que é?
O Celpe-Bras, acrônimo de Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, é o único título de conhecimento de português como língua estrangeira reconhecido oficialmente pelo governo brasileiro. No Brasil é exigido pelas universidades para a realização de graduação, pós-graduação e validação de diplomas profissionais estrangeiros. O Celpe-Bras também é exigido para a inscrição profissional em algumas entidades de classe como, por exemplo, o colégio médico Conselho Regional de Medicina (CRM). O seu âmbito de aceitação como certificação de conhecimento em português como língua estrangeira não se limita ao Brasil, já que é aceite internacionalmente em instituições de ensino e em empresas.
A sua aplicação é da responsabilidade do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) com o apoio do MRE (Ministério de Relações Exteriores), enquanto que o seu outorgamento e desenvolvimento é da competência do MEC (Ministério da Educação).
- A quem vai dirigido?
A cidadãos estrangeiros ou brasileiros que não tenham o português como língua materna.
- De quantos níveis está composto?
São quatro: Intermediário; Intermediário superior; Avançado; Avançado superior.
- Como está estruturado?
Divide-se em duas partes:
- Parte escrita (3 horas): são tarefas de compreensão oral e produção escrita, e duas tarefas de leitura e produção escrita;
- Parte oral (20 minutos).
Só se pode obter o certificado se o/a candidato/a alcança o desempenho adequado em ambas as partes.
- Onde?
Na Espanha, por enquanto, contamos com três lugares de aplicação: Barcelona; Madri; Salamanca.
- Quando?
As provas são realizadas duas vezes ao ano: na segunda quinzena de abril e na segunda quinzena de outubro.