Notícias

Governo galego anuncia Observatório da Lusofonia

A nova entidade começaria a funcionar em 2023 e contaria com representantes do governo galego, português e espanhol, observadores galegos na CPLP e instituições da euro-região. Da DPG queremos dar os parabéns pela sua posta em andamento

Segundo informaram nesta semana aos meios, o governo galego iniciou a criação dum “Observatório Galego da Lusofonia Paz-Andrade” a ser operativo em 2023. A nova entidade contaria entre os seus membros com os atuais observadores consultivos na CPLP entre os que se encontram a nossa associação, a Academia Galega da Língua portuguesa e o Conselho da Cultura Galega assim como com outras entidades transfronteiriças no âmbito da euro-região tais como a AECT Rio Minho.

A nossa associação, que sempre tinha mostrado o seu entusiasmo pela criação dalgum espaço institucional deste tipo para a partilha, assentamento e projeção do português, quer saudar publicamente esta boa notícia mostrando a nossa vontade de colaborar no novo organismo. Um espaço que acreditamos poderá ajudar a alavancar e consolidar o ensino de e em português no nosso âmbito de atuação.

Segundo as informações publicadas, o novo organismo será “um foro de diálogo pensado como instrumento de consenso para adopção de medidas relacionadas com a lusofonia na Galiza.”

O nome da nova instituição recupera a figura de Paz-Andrade com que foi intitulada a lei galega de vínculos com a Lusofonia

Podem consultar a notícia nas ligações a seguir:

Notícia em língua.gal (governo)

Notícia no sítio da AGLP

Notícia no portal do conselho da cultura

Paz Andrade em 1937