Notícias

Governo galego promete estudar inclusão do português como língua opcional

Espanha

03.06.2009 – 14:47 em Público

Governo galego considera português a par do inglês
Governo galego considera português a par do inglês (Paulo Ricca)

O presidente do Governo galego Alberto Núñez Feijóo comprometeu-se a estudar, com a maior brevidade, a inclusão do português como língua opcional nos currículos escolares da região.

A decisão foi anunciada pelo próprio Feijóo depois de um encontro com o embaixador de Portugal em Madrid, Álvaro de Mendonça e Moura, que esteve de visita à região, desde o início da semana, para contactos com vários responsáveis locais.

Nos últimos meses o Governo português tem intensificado o contacto com as autoridades de várias regiões espanholas no intuito de impulsionar a inclusão do português como língua opcional nos currículos escolares.

Em contrapartida está a expandir-se o ensino do espanhol nas escolas portuguesas.

Para Feijóo iniciativas da inclusão do português já estão em curso em várias regiões espanholas, nomeadamente na Extremadura pelo que a Galiza, dada a sua “relação especial” com Portugal, não pode ficar alheia a esta iniciativa.

Comprometendo-se a “avaliar” a questão, Feijóo explicou que numa primeira fase vão ser cuidadosamente analisadas as “capacidades docentes” da região, onde o português é ensino, a nível do ensino básico e secundário, por professores de galego.

“Tudo o que seja abrir a Galiza ao mundo e incorporar línguas estratégias no nosso currículo é uma oportunidade que não podemos perder”, afirmou.

Considerando que o português, a par do inglês, é uma das línguas “mais importantes” do mundo, o chefe do Governo regional recordou que as previsões apontam para que em 15 anos haja 360 milhões de falantes do português, mais do que o alemão e o francês juntos.

Feijóo prometeu ainda um contacto “permanente” com Portugal sobre esta temática, afirmando que este tipo de iniciativas são essenciais para criar uma Península Ibérica “mais importante, não apenas no aspecto económico mas também no cultural”.

No intuito de estimular ainda mais os laços com Portugal, Feijóo anunciou a criação de um plano estratégico para “relançar” as relações no seio da Euroregião Galiza-Norte de Portugal, que será analisado num encontro em breve no Porto.

Considerando vital “relançar, modernizar e actualizar” os laços entre a Galiza e o Norte de Portugal, Feijóo considerou que o documento a desenhar abrangerá as “princiais linhas de colaboração” entre os dois lados da fronteira nos próximos anos.

“Há muitos temas que tratar”, disse, citando como exemplo a recente declaração do parque Gerês-Xurés como reserva da biosfera e a aposta em valorizar a rota portuguesa do Caminho de Santiago.