Notícias

IES O Perdouro de Burela celebra o 1º Dia da Literatura Cabo-Verdiana

Atividade foi inaugurada por Odete Alves, Conselheira da Embaixada de Cabo Verde.

Mais de 150 pessoas participaram na leitura continuada do Chiquinho, de Baltasar Lopes.A Atividade foi desenvolvida dando liberdade aos participantes para escolherem o trecho em crioulo cabo-verdiano ou português. Um estudante de Línguas Modernas na Universidade de Santiago, e uma estudante do IES foram os encarregados de abrir o encontro pondo voz a esse fragmento inicial em crioulo.

Na inauguração também estiveram presentes Odete Alves, da Embaixada de Cabo Verde, o presidente da Câmara de Burela. o escritor Séchu Sende, discentes do Instituto Marco de Camballón, de Vila de Cruzes; a politóloga Susana Basanta; Natalia Irimia, coordenadora da Equipa de Dinamização Linguística da escola e o professor Lourenço Gomes, da Universidade de Cabo Verde, que intervieram por videoconferência.

Foram quase oito horas de leitura continuada com participações de escolas da Galiza de diferentes lugares como Ponte Areias, Lugo, Foz ou Ribadeu. No evento participaram diferentes personalidades relacionadas com o estudo da cultura e a literatura caboverdiana, entre eles membros da Universidade de Santiago, editores, académicos e do parlamento de Caboverde. Houve também diferentes intervenções de Portugal, Brasil e Argentina.

Mais info: