Notícias

III Encontro de Didática do Português

Mais um ano, a DPG convoca a sua já terceira edição do Encontro de Didática do Português, que terá lugar a 1 de outubro de 2011 em Lugo (clique no programa ao lado).

INSCREVA-SE AQUI

(1-23 de setembro de 2011)

10 euros sócio/as e desempregado/as
20 euros não sócios/as

Vagas limitadas! 50

Como em ocasiões passadas este encontro visa reunir profissionais do ensino do português num ato que permita o debate e o intercâmbio de ideias entre os interessados, assim como pretende facilitar um lugar de encontro e reflexão acerca da situação do ensino de português na Galiza em geral.

O tema principal de edição do Encontro deste ano será a didática da expressão escrita. Os palestrantes serão Paulo Feytor Pinto, ex-presidente da Associação de Professores de Português de Portugal, e Pedro Sena-Lino, escritor e professor de escrita criativa.

A DPG resolveu não solicitar à Conselharia de Educação a homologação das horas do Encontro, de modo a poder abrir a inscrição a quaisquer pessoas interessadas na didática do português, com independência da sua situação laboral. Uma quota de inscrição de 20 euros (não sócios) e 10 euros (sócios e desempregados) será requerida nesta edição do evento.

A DPG prevê a organização de um almoço para o dia do Encontro. A quota de inscrição não inclui o pagamento do almoço, que será realizado no próprio dia do evento.

O troca-troca de materiais didáticos (atividade que a DPG também vem realizando regularmente) será integrado na própria programação do Encontro, de modo a reduzir o número de convocações e assim facilitar a frequência aos dois eventos.

As pessoas inscritas no Encontro poderão optar entre um troca-troca orientado para ensino primário e secundário e outro para o ensino do português para adultos. As duas sessões decorrerão de maneira paralela entre as 12h30 e as 14h00, como consta do cartaz informativo.

O objetivo do troca-troca é intercambiar atividades e ideias para trabalhar a expressão escrita em aulas de português. Aceita-se qualquer tipo de contributo, de uma simples ideia enunciada oralmente até uma atividade inteiramente desenvolvida. Lembramos que qualquer sugestão de atividade didática, por mais humilde que ela pareça, poderá ser de grande utilidade para os colegas.

Não é, porém, obrigatório, contribuir com nenhuma atividade ou material específico para participar no troca-troca, inteiramente aberto a todas as pessoas. Tencionamos que esta atividade decorra num ambiente relaxado e com baixo teor de formalidade.

Esperamos que as atividades sejam do vosso interesse e que venham partilhar o dia e a utilidade deste tipo de eventos com todos os docentes empenhados no ensino do português na Galiza.