Notícias

Saramago a estudo no IES do Barral

Por Teresa Carro

Com base no discurso que Saramago pronunciou aquando recebeu o Prémio Nobel em Estocolmo em 1998, o alunado submerge na língua portuguesa adquirindo conhecimentos de gramática, sintaxe, vocabulário e questões da história e da cultura portuguesa.

Com motivo da celebração do Centenário do nascimento do Prémio Nobel de Literatura, José Saramago, os alunos e as alunas do IES do Barral, em Ponteareas, têm a oportunidade de se aproximarem à figura e à obra deste autor imprescindível da literatura universal.
No IES do Barral é possível estudar língua portuguesa como Primeira Língua Estrangeira na etapa do Bacharelato, desta maneira os estudantes acabam por terem duas línguas estrangeiras: o inglês que já o estudavam na etapa obrigatória e agora o português.

Os grupos de 1º de bacharelato que frequentam este ano as aulas de língua portuguesa estão a desenvolver um projeto sobre a pessoa e a obra de Saramago. Com base no discurso que Saramago pronunciou aquando recebeu o Prémio Nobel em Estocolmo em 1998, o alunado submerge na língua portuguesa adquirindo conhecimentos de gramática, sintaxe, vocabulário e questões da história e da cultura portuguesa.
Como atividades complementares a este trabalho da sala de aulas os alunos e alunas do Barral ainda tiveram ocasião de participar na Conferência José Saramago que se celebrou no mês de outubro organizada pela Universidade de Vigo, onde puderam ouvir uma palestra da Professora Marcia Tiburi. Esta professora brasileira partilhou com eles e elas uma reflexão de como o pensamento político e filosófico de Saramago está vigente e como se podem aplicar algumas questões das que Saramago falou aos dias que vivemos hoje. Falou principalmente do Brasil, país do que ela está exilada desde 2018 por ameaças de morte vindas dos apoiantes de Bolsonaro.


Este mesmo grupo de estudantes foi recebido na sede que o Instituto Camões tem em Vigo para conhecer as instalações do que é o edifício civil mais antigo da cidade olívica e, também, visitar a exposição “ O neto do homem mais sábio” de Tomás Guerrero. Nesta exposição mostram-se algumas das pinturas que fazem parte do livro do mesmo título onde Tomás
Guerrero ( autor valenciano residente na Galiza) percorre com uma visão muito particular momentos, episódios e símbolos da vida de Saramago.
A ainda, em colaboração com o Instituto Camões, o IES do Barral recebe durante o mês de novembro a exposição “ Saramago: voltar aos passos que foram dados” onde a Fundação José Saramago, em colaboração com vultos da cultura, preparou uma viagem pela biografia literária do autor homenageado. Com esta exposição e um jogo onde os visitantes à exposição podem participar e que terá prémios especiais para quem resolver o final finalizam as atividades de celebração do centenário saramaguiano no Barral, mas ainda restam algumas surpresas para o 16 de novembro, a data onde Saramago faria o 100 anos.