Notícias

Perdidos e achados ’22

1,2,3… vamos lá na procura das palavras perdidas na Galiza!

Perdidos e Achados é metaforicamente um espaço de partilha em formato concurso onde estudantes de 3º, 4º ESO, FP Básica, Média e Bacharelato recolham termos empregados na sua zona convergentes com a língua portuguesa.

A ideia é os participantes investigarem e descobrirem palavras galegas de uso local coincidentes com o léxico comum em português, expressões que não aparecem muito no dia a dia por causa da pressão do castelhano, mas que já ouviram alguma vez algures na boca da sua avó ou de um vizinho. Palavras que sabemos que são de uso comum em Portugal, Angola, no Brasil más hoje por uma coisa ou por outra não são de uso geral na Galiza. Por exemplo palavras como: bolacha, bochecha, janela, ouvir, morango ou quinta-feira

Uma vez localizada(s)/eleita(s) a(s) palavra(s) a resgatar, a ideia e fazer um roteiro para depois gravarem um vídeo em galego ou português (em qualquer das suas variedades) de um minuto de duração no máximo.

Outras normas de obrigado cumprimento são:

  • só pode concorrer um vídeo por pessoa
  • os vídeos têm que ser originais
  • não se podem promover condutas violentas ou ofensivas

O júri estará composto por membros da AGAL e da diretiva da DPG, que escolherão os melhores vídeos em base a critérios criativos, linguísticos e técnicos. A decisão do júri será publicada no PGL. Esta é uma atividade subvencionada pela Deputação da Corunha no projeto “Novo ensino para o galego”. Para mais informação podem ver o seguinte vídeo:

As datas para se candidatar vão de 3 de outubro a 15 de Dezembro, com publicação da resolução em 22 de dezembro . O vídeo tem que ser publicado primeiro no próprio perfil pessoal da pessoa autora, e este deve estar aberto, para as videocriações serem visíveis para o público. A recomendação é fazer o vídeo horizontal para Instagram e vertical se for para TikTok.
Ademais, todas as propostas devem ter título e indicar o nome da pessoa participante, o seu nível educativo e o seu centro escolar. Ademais, cumpre usar o hashtag #perdidoseachados e etiquetar a AGAL na publicação. Ademais da publicação nas redes, há que envia a ligação para audiovisual@a.gal ou para info@dpgaliza.org e preencher o seguinte formulário de inscrição. As pessoas menores de idade que se candidatarem devem acompanhar a sua candidatura de um documento onde a mãe/pai ou tutor/a legal autorize a sua participação, através desse documento.

As bases completas podem ser consultadas cá.

Os prémios

O prémio consiste numha táblet para cada pessoa ganhadora, e existem três categorias:

  • qualidade linguística do vídeo: o júri destaca o cuidado linguístico no desenvolvimento deste documento audiovisual.
  • qualidade técnica e criativa: o júri destaca elementos inovadores no plano audiovisual. A originalidade dos vídeos é o foco.
  • o vídeo com maior repercussão: este prémio será outorgado pelo público em função do número de visitas e acompanhamento de cada um dos vídeos.