Notícias

Português, multilinguismo e ensino a distância: Conferência da Comissão Temática da CPLP

Organizada pela Comissão Temática de Difusão da Língua Portuguesa com gestão auspiciada pela Academia Galega da Língua Portuguesa evento é o segundo deste tipo desenvolvido na capital da Galiza

A Docentes de Português participamos nesta Conferência na qual se informou publicamente da nossa aceitação na Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa dos observadores consultivos da CPLP à par doutros 14 membros .

A nossa associação através da Presidenta Loaira Martínez Rey apresentou a comunicação “O Ensino do português no contexto multilingue galego. Experiências de aprendizagem virtual” destacando o papel do ensino telemático durante a pandemia, mas também as possibilidades que a semipresencialidade pode vir a desenvolver na área de aprendizagem de PLE através dos centros específicos que na Galiza já usam essa modalidade de longa data e agora oferecem português.

Em destaque colocou o IES S. Clemente e alguns dos centros públicos para adultos EPA que já oferecem todo o leque possível de níveis e matérias de PLE. Tais centros de secundário foram colocados como modelo a seguir, sem descurar a possibilidade que a semipresencialidade pode vir a oferecer para alargar espaços para PLE em secções ou centros menores no âmbito das Escolas de Línguas EOI que doutro modo não poderiam iniciar grupos de português). Contudo, concluiu a intervenção lembrando que fazem falta mais docentes e que a aposta na presencialidade do ensino é ainda a prioridade a desenvolver para alargar o ensino de PLE em todas as localidades onde há centros de ensino.

Entre diversas comunicações, que são do interesse de todos e recomendamos vivamente a sua visualização na íntegra, destacamos duas notícias pelo impacto para a docência de PLE:

O Dr. João Ima-Panzo, Diretor de Ação Cultural e Língua Portuguesa da CPLP na sua palestra “Estratégias Globais na Promoção e Difusão da Língua Portuguesa: Ciência, Cultura e Economia Criativa” informou do plano de ação da CPLP em que se inclui a implementação duma Rede de Escolas Amigas da CPLP e através desta a realização de múltiplas atividades comuns.

A Dra. Edleise Mendes, da Universidade Federal da Bahia / Observatório de Português Língua Estrangeira/ Segunda Língua (ObsPLE-PL2) na sua palestra “O ensino e a formação de professores de português em ambiente digital: os desafios da diversidade” destacou a importância que o Portal do Professor de Português Língua Estrangeira / Língua Não Materna (PPPLE) irá ter no ensino digital de PLE para favorecer uma visão pluricêntrica e a utilização de materiais didáticos com uma visão alargada e agregadora das diferentes normas ou variedades nacionais. Ainda, definiu o que considerou como novo papel que deverá desenvolver o ensino de PLE na atualidade, rebaptizando como PLP-Português Língua Pluricêntrica o que condiz com o modelo de ensino habitual que desenvolvemos desde a associação. Entre as novidades apresentadas do portal, na secção de “grupos específicos” irá ser criado uma área de “Português para galegos” que seguiremos com o máximo interesse.

Da DPG queremos agradecer à Academia Galega da Língua Portuguesa a sua gestão do evento assim como todas as boas palavras e carinho com que fomos recebidos pelas diferentes instituições e entidades presentes.

PROGRAMA DA CONFERÊNCIA

Podem visualizar por separado cada painel da Conferência nas ligações a seguir:

09h30 | Sessão de abertura Antonio López Díaz, Reitor da Universidade de Santiago Vítor Ramalho, Secretário-Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa Rosario Álvarez, Presidenta do Consello da Cultura Galega Rudesindo Soutelo, Presidente da Academia Galega da Língua Portuguesa Armindo de Brito, Diretor-Geral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa Jesús María Gamallo Aller, Diretor-Geral de Relações Exteriores e com a União Europeia, Xunta de Galicia
https://youtu.be/6VvpPHG1rDc?t=978

11h00 | Conferência Moderador: Luís Fontenla Figueiroa João Ima-Panzo, Diretor de Ação Cultural e Língua Portuguesa da CPLP: “Estratégias Globais na Promoção e Difusão da Língua Portuguesa: Ciência, Cultura e Economia Criativa” Xosé Lago, Subdiretor de Relações Exteriores e com a União Europeia, Xunta de Galicia: “O programa Nortear”
https://youtu.be/6VvpPHG1rDc?t=6555

12h30 | Primeira Sessão: «Formação em Português e ensino à distância» Moderador: João Ima-Panzo Rui Lourido, Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa: “Da Lusofonia vê-se o mar: A Língua Portuguesa como ponte entre os povos”. Edleise Mendes, Universidade Federal da Bahia / Observatório de Português Língua Estrangeira/ Segunda Língua (ObsPLE-PL2): “O ensino e a formação de professores de português em ambiente digital: os desafios da diversidade”. Francisco Nuno Ramos, Observatório da Língua Portuguesa: “Lusofonia e Língua Portuguesa: que futuro?”
https://youtu.be/6VvpPHG1rDc?t=11725

16h30 | Segunda Sessão: «Diversidade interna, alteridade e multilinguismo» Moderadora: Concha Rousia Roberto Samartim, Universidade da Corunha / Rede Galabra: “O português como freio em processos de substituição linguística: o caso galego”. Micaela Ramon, Escola de Artes, Letras e Ciências Humanas/Centro de Estudos Humanísticos (ELACH/CEHUM) – U. Minho: “O que quer/o que pode esta língua? – PT, língua global pluricêntrica”. Loaira Martínez Rey, Presidenta dos Docentes de Português na Galiza: “O Ensino do português no contexto multilingue galego. Experiências de aprendizagem virtual”
https://youtu.be/6VvpPHG1rDc?t=26335

18h00 | Terceira Sessão: «O papel da língua portuguesa no mundo» Moderador: Joám Evans Pim Gilvan Oliveira, Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo: “Presença e perspectivas da Língua Portuguesa na internet multilingue”. Guilherme de Oliveira Martins, Administrador, Fundação Calouste Gulbenkian: “Língua Portuguesa, globalização e cultura da paz”.
https://youtu.be/6VvpPHG1rDc?t=32041

19h00 | Encerramento da Conferência Moderador: Ângelo Cristóvão Valentín García Gómez, Secretário Geral de Política Linguística, Xunta de Galicia Rudesindo Soutelo, Presidente da Academia Galega da Língua Portuguesa Rui Lourido, Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa
https://youtu.be/6VvpPHG1rDc?t=37093