No passado dia 7 de novembro, estudantes galegos de português, de várias escolas do sul da província de Pontevedra, foram desfrutar em conjunto de uma peça de teatro em português no Auditório de Ponteareas.
O Auditório Municipal de Reveiano Soutullo sediou nessa semana a reunião estudantil de alunado de centros de Tui, Vigo, A Guarda e Ponteareas que se reuniram para ver uma representação teatral da companhia portuguesa Trapalharte.
O evento foi organizado pelo Instituto Camões, responsável pela promoção e disseminação da língua e cultura portuguesas em todo o mundo. Desta vez, o local escolhido foi Ponteareas, porque esta cidade tem uma das escolas secundárias onde há mais estudantes matriculados em língua portuguesa. No IES do Barral é possível aprender português como uma segunda língua estrangeira no secundário (em todos os níveis da ESO) e também existe a possibilidade de estudar português como primeira língua estrangeira no chamado de Bacharelato aqui na Galiza (décimo primeiro e décimo segundo anos na etapa do secundário português). Esta escola já é uma referência para a atividade cultural em torno da língua portuguesa e é uma referência local para os bons resultados acadêmicos obtidos pelos alunos nos testes de certificação de língua estrangeira.

Este dia de convivência serviu para desfrutarem de uma peça teatral inspirada no trabalho da autora portuguesa Agustina Bessa-Luís, intitulada Dentes de Rato, onde uma garota repassa os laços com pessoas da sua família e pelos diferentes relacionamentos que ela tem com cada um desses membros da família. Além do visonado da peça, a ocasião, permitiu que os alunos das diferentes escolas tivessem a oportunidade de se encontrarem com outros iguais e também foi uma oportunidade para os professores estabelecerem parcerias para trabalhos em comum no futuro.
Esperamos que atividades como essa sejam repetidas no futuro.
Graças ao Instituto Camões por nos trazer este trabalho de um autor consagrado baseado no texto de uma também consagrada escritora.
